quinta-feira, 27 de março de 2008

Centro de Emprego Barcelos

Centro de Emprego de Barcelos

Neste post vai encontrar algumas referências ao Centro de Emprego : Barcelos. Barcelos é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga / Porto, região Norte de Portugal e subregião do Cávado, com cerca de 20.625 habitantes. É sede de um município com 378,70 km² de área e 122 096 habitantes (dados referentes aos ano de 2001), subdividido em 89 freguesias (é o concelho com maior número de freguesias em todo o país). O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a Oeste por Esposende. Inserido na rede de centros de emprego IEFP e abrangidos pela Delegação Regional Norte, os concelhos de Esposende e Barcelos são servidos por um centro de emprego : BARCELOS.

O Centro de Emprego de Barcelos, inserido na Delegação Regional do Porto, abrange dois concelhos do zona Norte - BARCELOS e ESPOSENDE.

1. Barcelos
2. Esposende

Centro de Emprego de Barcelos

IEFP de Barcelos
Av. Alcaides de Faria, 333, 1ºF
4750-106 Arcozelo BCL Barcelos
Tlf: 351 253 809 550
Fax: 351 253 809 559
Email: cte.barcelos.drn@iefp.pt
Site: IEFP de Barcelos

Depois de falarmos dos Centro de Emprego Sintra e do Centro de Emprego Seixal, eis que chega a altura de falar do Centro de Emprego Barcelos.

A sua população é muito jovem e é constituída por mais de 155 mil habitantes e tem disponíveis duas Escolas Profissionais para as vertentes da Hotelaria/Turismo, em Esposende e para área de Tecnologia e Gestão, em Barcelos. O ensino superior é assegurado pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, com sede e Escola em Barcelos, pela Universidade do Minho, em Braga e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para além da oferta educativa/formativa da rede nacional. No domínio da Formação Profissional, esta é assegurada pelos Centros de Formação de Braga e Viana do Castelo, sendo a sua propriedade e gestão do IEFP.

Nesta bacia de emprego estão sediadas 13 000 empresas que desenvolvem a sua actividade nos mais diversificados domínios da actividade económica para a qual estão a ser disponibilizados Parques Industriais devidamente infraestruturados no âmbito de um ordenamento equilibrado de ocupação do solo.

Serve uma enorme população onde a oferta de empregos existente tem ênfase nas áreas do Artesanato, Indústria, Comércio, Distribuição e Produção de Laticínios, o Turismo e Praias. Verifique as moradas dos Centros de Empregos da zona do Barcelos, quais os endereços dos sites, suas moradas, contactos de telefone e de email.

Potencialidades de Emprego

As potencialidades de emprego existentes na zona de Barcelos têm a ver com os seguintes nichos de mercado de trabalho, ou seus pontos fortes:

* Acessibilidades
* Tradição Industrial
* Proximidade de Grandes Centros de Consumo
* Paisagem Natural
* Textil / Confecção
* Agricultura / Produção de Vinho Verde e Leite
* Artesanato / Cerâmica
* Turismo

Sectores de Emprego

* Área de Paisagem Protegida
* Praias
* Acessibilidades
* Paisagem Natural
* Turismo
* Artesanato / Pedra
* Agricultura / Leguminosas

Concelho de Barcelos


Estes dois concelhos, situados no Norte de Portugal, são delimitados a norte pelos concelhos de Viana do Castelo e Ponte do Lima, a sul pelos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, a nascente pelo concelho de Braga e Vila Verde e a poente pelo Oceano Atlântico, dista do Porto cerca de 40 Km e da Galiza cerca de 60 Km.

Esta zona de intervenção do Centro de Emprego de Barcelos é atravessada pelo Rio Cávado que tem a sua foz em Esposende e ocupa uma área de 474,18 Km2. Morfologicamente toda esta área sente a influência moderadora do atlântico e por isso o seu clima é ameno. A parte norte e nascente é mais montanhosa e acidentada enquanto que a poente encontramos a arriba, que se estende entre os Rios Neiva e Cávado com uma altitude média de 200 metros e, pelos vestígios geológicos, verifica-se que foi talhada pelo mar durante o período quaternário.

Transportes para Barcelos


Quanto aos transportes, esta área é servida por três importantes eixos, a Norte pela A3 (Porto-Valença), pelo centro pela via férrea em fase de renovação (Linha do Minho) e a sul pela IC 1 (Porto - Viana do Castelo). Esta rede está vocacionada para assegurar o interface entre o Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha. Para quem sai do Porto, apanha a A3 em direcção a Valença. Quem vem de Lisboa, apanha a A1 até ao Porto e sai para A3.

Camara Municipal Barcelos e Esposende

Câmara Municipal de Barcelos
Telefone: 253809600
Fax: 253809623
Site: www.camaramunicipal.bcl.pt
Email: baiao@mail.telepac.pt

Câmara Municipal de Esposende
Telefone: 253 960 100
Fax: 253 964 637
Site: www.amvc.pt/site/concelhos/esposende
Email: cm.esposende@mail.telepac.pt

becasferreira @ Centro de Emprego Blog

Centro de Emprego de Barcelos

Sem comentários: